Dicas para fixação e instalações em geral:

 

Fixar objetos como quadros, televisões e lustres pode parecer fácil, mas exige muita atenção aos detalhes. Nós da Forma Soluções somos especialistas nisso e bolamos algumas dicas para você não fazer feio.
 

1. Defina o que você precisa instalar (quadros, vasos, suportes): 
Cada um deles pode demandar um parafuso/prego diferente, portanto é importante que ele não caia depois, certo?

2. Defina o local:
Cada um demandará cuidados próprios bastante específicos (cozinha, banheiro, locais com tubulação ou não). 

3. Escolhendo a ferramenta:
Não podemos esquecer das ferramentas. Usar martelo caso o material seja prego, furadeira, chaves. Particularmente, não gosto muito de prego em parede: um dia ele cai. Mas se você for usar, o ideal é que ele não tenha a ponta muito afiada, principalmente em madeira porque você pode trincar o material. 

4. Alinhamento: 
Se o quadro, televisão ou qualquer outro objeto precisar de mais de um prego/parafuso, fique atento quanto ao alinhamento deles. É importante que fiquem no mesmo nível para o quadro não ficar torto.

5. Tubulação:
Se o local for o banheiro ou a cozinha (que demanda instalação de objetos como suporte de toalha e papel, por exemplo), fique MUITO atento aos locais onde a tubulação de água passa. Se ela furar você terá muita dor de cabeça. 

6. Marcação:
Após definir o que pendurar e o local, o ideal é marcar o ponto onde será colocado o prego ou parafuso. Marque com um lápis, que é mais fácil de limpar depois, se necessário. 

Atenção:

Se você for furar um azulejo no meio, o ideal é dar uma “batidinha” nele para criar um pequeno buraco que marcará o início do furo. Sem esse buraco sua broca vai ficar escorregando pelo azulejo e você o estragará todo ele. Na parede é mais difícil acontecer isso, por isso comece bem devagar e com calma.

IMAGEM: Oficina de Casa

Na parede, coloque uma fita crepe bem em cima da sua marcação. Ela ajudará sua pintura para não trincar e a massa corrida para não cair. Grande parte das vezes o parafuso fica aparente, então é importante que o furo fique “bonitinho”.

Atenção: Se for pendurar um quadro, faça isso de maneira que, quando você encostar, não bata a cabeça nele. Deixe uma altura média de 1,6 m do piso ao centro do quadro. Esse é um padrão, mas pode seguir o seu gosto.

7. Cuidados com a sujeira:
Pegue uma sacola plástica, essas de supermercado mesmo, e coloque nela uma fita crepe de ponta a ponta. A intenção é colocar essa sacola uns dois dedos abaixo de onde faremos o furo. Fazendo isso, toda poeira que sair na hora do furo cairá na sacola evitando sujeira, o que ajuda muito na hora da limpeza.

8. O parafuso:
Como já disse, não sou fã de prego – uma hora cai, então vou insistir no parafuso. Preste muita atenção no tamanho do parafuso e da bucha. Use a broca do tamanho correto; se for menor não conseguiremos parafusar, pois estará apertado, e se for maior a bucha irá rodar junto com o parafuso. Hoje nas lojas você já encontra o parafuso junto com a bucha correspondente. 

  • Não precisa usar um parafuso enorme para coisas pequenas. Nestes casos, use parafusos pequenos também. Existem os de 4 mm, por exemplo. 
     
  • Ainda falando do parafuso, se atente também ao comprimento dele, se tem rosca em toda a sua extensão, se é cabeça chata, se ficará aparecendo, etc. O furo deve ser profundo o bastante para toda a bucha entrar. Essa história de apenas uma parte da bucha entrar e depois cortar o excedente não é legal e seu parafuso não terá toda força de sustentação que você gostaria.

9. Furando a parede:
Atenção:
Ao começar a furar, vá com calma e devagar. Às vezes parece que a furadeira trava e dá a impressão de que não vai entrar – daí você corre o risco de fazer uma força maior e encostar na parece fazendo uma marca enorme. Se o furo ficar aparente é feio. Vá com calma, portanto. 

  • MUITO Importante, não posso deixar de falar, é sobre o uso correto da broca! Não use broca de madeira ou ferro em parede. Use a broca correta para cada tipo de superfície.

10. Colocando a Bucha e o parafuso:
Com o buraco feito, coloque a bucha até o final... para saber o tamanho do buraco que você deve fazer, coloque a bucha ao lado da broca e marque (com uma fita mesmo) o final da bucha. Na hora do furo você saberá que o buraco está bom quando a fita chegar na parede.

  • Bucha colocada, ponha o parafuso e comece a parafusar... use o tamanho da chave certa, senão você pode acabar espanando o parafuso e causar um outro problema!
     
  • Se você fez apenas um furo para fixar seu objeto, coloque ele bem no meio e pode até colocar uma dupla face na ponta para ele não ficar balançando. Existem ótimas duplas faces que podem suportar grandes pesos. Mas eu sou fã de parafuso, como vocês já perceberam!
     
  • Se você colocou dois parafusos/pregos e o quadro ficou torto, não é o fim do mundo. Verifique na parte de trás do quadro se ele já tem um suporte para pendurar. Caso positivo, mais fácil mudar ele que o parafuso. Se ele ficará apoiado no quadro, coloque algum calço no quadro onde ele ficará apoiado que dará certo do mesmo jeito.
     

A dica acima, apesar de funcionar bastante para quadros, pode servir para todos os tipos de fixação: desde suportes para TV, coifas, etc. Alguns objetos vêm com um manual com instruções para ajudar a marcar onde serão os furos e isso ajuda muito. A tarefa, neste caso, é só deixar o objeto no nível certo.

Esperemos que essas dicas tenham ajudado. Se precisar de algum suporte, conte com a Forma Soluções. Acesse o nosso site e descubra tudo que podemos fazer por você. 

 

Eduardo Gregorio